Maria Fumaça

 

Este era o nome que carinhosamente chamávamos o trem que cortava nossa cidade, trazendo e levando passageiros e cargas para as cidades vizinhas.

 

Veja abaixo um pouco desta história.

 

Nome: Estrada de Ferro Leopoldina

Inauguração: 01.05.1915

Fechamento: 23/07/1975

 

HISTORICO DA LINHA: A linha que ligava a estação de Recreio à então Santa Luzia (hoje Carangola) teve a sua concessão e construção a cargo da Companhia Alto Muriaé, estabelecida em 1880. Em 2/5/1883, a empresa foi incorporada pela E. F. Leopoldina. Uma alteração de traçado da linha original para Muriaé levou a Leopoldina a passar por uma pequena extensão dentro de território fluminense, onde estava Santo Antonio (Porciúncula), retornando para Minas, seguindo para Carangola, onde chegou em 1887. De 1911 a 1915, a Leopoldina prosseguiu a linha até Manhuaçu, seu ponto final, passando então por Alto Jequitibá e Manhumirim.

 

Quando a máquina apitava, a meninada corria para vê-la passar, outros que esperavam seus parentes iam às pressas à estação vê-los chegar. Na época em que as estradas ainda era de chão batido, muita poeira, os carros ainda precários e desconfortáveis, o que unia as cidades era nossa Maria Fumaça, que serpenteava entre as montanhas num vai-e-vem, desce morro sobe morro, levando e trazendo passageiros que poderiam ser comerciantes, turistas, pacientes de médicos das cidades visinhas, etc..

 

Me recordo que numa das poucas viagens que fiz, Alto Jequitibá a Carangola, estávamos num dos últimos vagões de passageiros, e ele se soltou dos da frente, e como era uma pequena inclinação, ele voltou por alguns metros e o meu vagão estacionou exatamente dentro de um túnel. Eu ainda muito pequena fiquei assustada, mas rapidamente a máquina da frente veio de ré e engataram as duas. Porém até hoje eu tenho pavor de túneis e cavernas. No vale verde tem uma pequena caverna e um dia tentei entrar, ai! que sufoco!!

 

 

O trecho Manhuaçu-Carangola foi fechado em 23/07/1975. Porciúncula-Carangola foi fechado em 1977, e em 1979, fechou-se a linha entre Cisneiros e Porciúncula. O pequeno trecho Recreio-Cisneiros nunca foi oficialmente suprimido.

 

A ESTAÇÃO:- secretaria de ação social - Em 23/07/1975, a RFFSA fechou o trecho da linha de Manhuaçu entre Manhuaçu e Carangola, fechando definitivamente a estação. Os trens de passageiros, então fazendo a linha Rio de Janeiro-Três Rios-Recreio-Manhuaçu, ainda passavam por ali em 1970, e devem ter sido extintos com a supressão do trecho em 1975. Em 1970, o trem de passageiros que partia da estação de Recreio todos os dias às 6 da manhã chegava em Presidednte Soares às 18:17. Em 1991, a cidade rebatizou seu nome para Alto Jequitibá

 

Uso atual No prédio da antiga estação, funciona  hoje (2005) a secretaria de ação social e precariamente um pequeno museu onde estão Guardados fotos e objetos antigos de valor histórico valiosos. Em conversa com o Prefeito da cidade, solicitamos carinho especial com esse museu, o que nos foi prometido, vamos cobrar

 

 

 

 

VISTA BELA - Município de Alto Jequitibá, MG

 

A ESTAÇÃO: A parada de Vista Bela localizava-se num vilarejo no  município de Alto Jequitibá. Da parada nada sobrou. Ainda existe uma casa de turma e uma caixa d'água, ambas da antiga linha da Leopoldina, próximas à parada.

 

Uso atual: demolida

Fotos: veja na Galeria

 

 

Parte extraído do site: http://www.estacoesferroviarias.com.br que por sua vez teve as fontes: Guias Levi, 1932-1980; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Marcos A. Farias, 12/2005)

 

 
voltar         topo